Temática bíblica – Deus cria os peixes e os pássaros

Deus disse: «Pululem as águas de uma multidão de seres vivos, e voem aves sobre a terra, debaixo do firmamento do céu». Deus criou os monstros mari­nhos e toda a multidão de seres vivos que enchem as águas, segundo a sua espécie,
e todas as aves segundo a sua espécie. E Deus viu que isso era bom.
E Deus os abençoou: «Frutificai – disse ele – e multipli­cai-vos, e enchei as águas do mar, e que as aves se multipliquem sobre a terra».
Houve uma tarde e uma manhã: foi o quinto dia.

Gênesis 1, 20-23

A ordem de execução da criação, seguida por Deus, fala-nos da centralidade do homem no seu desígnio, para o qual todas as outras coisas são criadas. Porque, como nos diz a filosofia, a primeira coisa na ordem da intenção é a última na ordem da execução. O criador, antes de criar o homem, primeiro dispõe de tudo o que será seu ambiente e que lhe dará sustento, como uma mãe que prepara tudo para o filho a quem está prestes a dar à luz.
Louvamos a Deus que estabeleceu com a sua sabedoria uma ordem perfeita em toda a sua criação. Pois é próprio dos sábios ordenar, como diz Aristóteles. Esta lição apresenta as letras que, por causa de sua forma estendida em direção ao céu, procuram como pássaros, voar no alto, e algumas que procuram como peixes nadar no fundo. Mas para que o conhecimento seja sábio, ele deve ter os limites para os quais sua natureza o determina. É por isso que mesmo essas letras têm limite de alto e de baixo. Esforce-se para escrevê-las como lhe são ensinadas.
Nesta lição, aprenderemos a escrever as letras l, h, k, b, f, e, p.