Aprendemos na história que Deus, para solucionar o problema da falta de plantas no mundo, plantou um belo jardim ao leste do Éden, onde o homem seria criado posteriormente.
O centro do jardim era o topo da montanha. Lá estava a árvore da vida e também a árvore do conhecimento do bem e do mal. Um pouco abaixo havia árvores frutíferas e flores de todos os tipos que coroavam a montanha. O jardim era cercado por uma muralha e tinha uma porta para entrar e sair. Fora do jardim estava o lugar chamado Éden. Por isso, o jardim é chamado de Jardim do Éden.
Agora vou contar uma coisa surpreendente: estas três partes que vemos no lugar descrito pelo Gênesis são as três partes que sempre encontraremos nos templos ou igrejas e em algumas capelas. E há um lugar que é o mais importante. É onde estão a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Depois, há o jardim que é cercado e tem uma porta para entrar e sair. Neste lugar era onde estavam Adão e Eva, que eram os sacerdotes deste jardim-templo. Só podiam estar lá porque eram sacerdotes. Adão era o sacerdote e Eva sua ajudante. E finalmente, havia o lugar fora do jardim chamado Éden.
E agora uma pergunta fácil: Por que o lugar santo que Deus criou no início tem três partes: o primeiro é o centro do jardim, onde está a árvore da vida e a árvore do bem e do mal; o segundo é o jardim fechado e o terceiro é o Éden fora do jardim? Resposta: pela Santíssima Trindade. Porque é o lugar onde Deus Trino quer habitar com os homens.
Como eu disse, estas três partes do templo de Deus no Gênesis são as três partes que devemos encontrar na igreja. Imaginem uma igreja ou templo e me digam se encontram nela os três lugares que encontramos no Jardim do Éden. Onde está o centro do jardim em uma igreja? Deve ser um lugar onde esteja a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Várias respostas das crianças… Resposta: O lugar é onde está o altar e o sacrário. E é chamado de presbitério porque é lá que o presbítero ou sacerdote sobe para celebrar a missa. (Em muitas igrejas de hoje, por desconhecimento dos símbolos sagrados, o sacrário está ao lado da igreja.)
E se o presbitério é o centro do jardim, o que seria a árvore da vida? E qual seria seu fruto que, ao comê-lo, nos dá a vida de Deus? Várias respostas dos jovens… Resposta: a árvore da vida é a cruz em que Cristo foi pendurado. E o fruto é a Eucaristia. Todo aquele que come deste fruto, sem estar em pecado, tem em si a vida de Deus. O Corpo Santíssimo de Cristo é guardado no Sacrário.
E agora uma pergunta difícil: Qual seria a árvore do conhecimento do bem e do mal? Várias respostas dos jovens… Eu os digo porque é difícil adivinhar. Resposta: é de onde se lê a Palavra de Deus na missa, o ambão. Porque é lá que aprendemos a fazer o bem conforme Deus nos ensina e a evitar o mal conforme sua Palavra nos diz.
Muito bem, já encontramos o primeiro lugar. Agora, encontremos o segundo. Onde está o jardim que é cercado e tem uma porta? Lembrem-se que é o lugar sagrado onde apenas os filhos de Deus podem entrar. Qual lugar vocês acham que é? Várias respostas… É dentro da igreja onde ficam os bancos onde os fiéis, que são os filhos de Deus, se sentam. É chamado de nave. Esse nome é porque outro símbolo da igreja é o barco.
No jardim era o lugar onde Deus colocou Adão e Eva.
E finalmente temos que encontrar o terceiro lugar. Ou seja, o lugar chamado Éden, onde estava o jardim. O lugar que está fora do jardim. Onde está isso em nossas igrejas? Várias respostas dos jovens… É o lugar fora das portas da igreja, o “átrio”. Naquele lugar estavam todos os fiéis no Antigo Testamento, porque eles não podiam entrar na igreja, apenas os sacerdotes podiam fazê-lo. Somente depois de Jesus é que os fiéis puderam entrar nas igrejas ou templos, porque têm o sacerdócio comum dos fiéis. Assim, vemos que todos os lugares que estão no Éden também estão nas igrejas e capelas onde vamos para adorar a Deus.