História Sagrada

Please login for access. Login

Deus terminou de formar o grande templo que havia feito para o homem viver. Vocês sabem que ele fez brotar quatro rios que regavam todo o jardim e a terra  e, à medida que corriam, todos os tipos de belas árvores brotavam na terra. E no leste tinha plantado o jardim do Éden, no centro do qual estavam a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

Então o que faltava era alguém para cultivar e cuidar a terra e tudo o que havia nela, faltava um sacerdote para este templo. É por isso que Deus formou o homem do barro e soprou em suas narinas o fôlego da vida e, assim, ele se tornou um ser vivo. O homem foi formado fora do jardim e depois Deus o colocou no jardim.

Deus queria que o homem estivesse sempre em sua presença e nunca se afastasse dele.  Para que isso acontecesse, ele lhe deu apenas um mandamento. Ele lhe disse: “Você pode comer livremente de todas as árvores do jardim, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal você não comerá. Porque se você comer dela, certamente morrerá.

Este foi o primeiro mandamento dado por Deus ao homem.

A criação do templo e do sacerdote de Deus já foi concluída. Pois Deus criou o homem como sacerdote, ou seja, o homem deveria cultuar e adorar seu Criador em todos os momentos, e isso significava cultivar e cuidar o jardim o templo de Deus.

Mas ainda faltava algo para o homem, por isso Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só; façamos para ele uma ajuda adequada”. Então, Deus formou do solo a todos os animais e as aves do céu, e lhe deu o poder para que ele, como sacerdote e rei da criação, lhes dera nomes. Todos os animais passaram adiante do homem e ele lhes deu um nome. Mas ainda assim o homem não conseguiu encontrar a ajuda que precisava.

Então Deus, em seu poder, fez com que o homem caísse em um sono profundo. Adão ficou dormido e Deus abriu seu costado e tirou uma costela, e dela formou uma mulher e a deu ao homem como companheira.

Quando o homem a viu, disse: “Esta é osso do meu osso e carne da minha carne. Ela será chamada de varoa (mulher), porque foi tirada de um varão (homem)”.

Assim, Deus criou o sacerdote Adão e a Eva, sua ajudante, para que lhe rendessem culto no jardim sagrado.