Os símbolos que queremos descobrir neste ícone são os seguintes:
O primeiro que nos chama a atenção é Jesus, o Verbo de Deus, antes da Encarnação, que está diante de Adão e Eva, realizando o julgamento porque eles desobedeceram o mandamento de não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. Suas vestes são de cor azul e vermelho escuro. A cor azul simboliza que ele é verdadeiro Deus. A cor vermelha escura já nos anuncia que ele, para reparar o pecado de Adão, vai descer do Céu à terra, tornando-se homem e com seu sangue vai vencer a batalha definitiva contra o dragão malvado.
Jesus Cristo se encontra dentro de uma mandorla de cor celeste que simboliza o céu. A mandorla é símbolo do encontro do Céu e da terra, neste caso, o Céu que desce à terra. Vemos na mandorla doze estrelas que são símbolos dos anjos do Céu.
Em sua cabeça, o Filho tem uma auréola complexa formada por um losango, um quadrado e um círculo. No losango, por sua vez, podemos ver uma cruz.
O círculo, que é dourado, representa a santidade de Deus. O quadrado celeste no círculo é a vontade de Deus de que a terra e o céu se unam e a presença de Deus encha a terra, ja que o quadrado é símbolo da terra. Finalmente o losango de cor vermelha clara é símbolo da encarnação e a cruz branca que está no losango claramente se refere ao sacrifício que Cristo tem que fazer na cruz, pelo qual será glorificado na ressurreição, e ssa glorificação é a razão pela qual a cruz é branca.
Depois podemos ver a árvore do conhecimento do bem e do mal que está no centro da cena. Está cheia de vários frutos vermelhos, que totalizam 21 frutos. O simbolismo desses frutos é que eles são o resultado da multiplicação de 3 x 7, ou seja, neste árvore estava o mandamento de Elohim, ou seja, a Trindade, e se o homem tivesse cumprido este mandamento entraria na aliança com Deus, ou seja, no sétimo dia, o dia de descanso.
Adão e Eva estão diante de Elohim recebendo a punição por seu pecado. Eles estão cobertos com galhos de figueira que haviam arrancado da árvore que comeram. Na tradição judaica a árvore do conhecimento do bem e do mal era uma figueira e figueira também representa o povo de Israel.
Nos rostos de Adão e Eva, podemos notar tristeza por terem ouvido a voz da serpente. A mão direita de Adão está apontada para Eva porque ele, em vez de reconhecer seu pecado e pedir perdão, acusou sua esposa de ser a culpada de seu pecado e não só isso, mas também acusou a Deus por a ter dado como esposa a ele.
Abaixo de Adão e Eva está a serpente e sua aparência denota raiva e irritação. Ela tem a cabeça voltada para Elohim porque de acordo com o significado de seu nome Satanás é o adversário, o inimigo de Deus e dos homens e está sempre se opondo ao seu plano.
A serpente recebe uma maldição do Verbo que lhe disse “rastejarás sobre teu ventre e comerás o pó da terra. Colocarei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua semente e a semente dela, que te ferirá a cabeça enquanto tu lhe ferirás o calcanhar”. E nós sabemos que a semente da mulher é Jesus Cristo, o proprio Deus encarnado.