Na história encontramos muitos episódios em que um rei é impedido de reinar por falta de reconhecimento. Por Sua natureza, Deus é o Senhor de todos e é justo que tudo seja submetido a Ele. Ele deve reinar até que coloque todos os seus inimigos aos seus pés. O Reino de Deus aproxima-se no Verbo encarnado, é proclamado em todo o Evangelho, advém na Última Ceia e através da Eucaristia está entre nós. Além disso, este reino virá em glória quando Jesus Cristo o devolva a seu Pai.
Quando questionado pelos fariseus sobre quando virá o reino de Deus, Jesus lhes diz que o reino de Deus já está em nosso meio. O reino de Deus significa Cristo em pessoa. No entanto, somente um coração puro pode dizer com segurança: «Venha o nós o teu Reino!» Esta petição é a Marana Tha, é o grito do Espírito e da Noiva: «Vem, Senhor Jesus» (Apocalipsis 22: 20).
Na Oração do Senhor, trata-se principalmente da vinda final do reino de Deus através do retorno de Cristo. Desde Pentecostes, a vinda do Reino é obra do Espírito do Senhor «para santificar todas as coisas, levando à plenitude sua obra no mundo» (cf. Oração Eucarística IV). Devemos ser sal da terra e luz do mundo, estabelecer todas as coisas em Cristo, mesmo as menores… como praticar a caligrafia cursiva.